Colômbia: as cores da montanha – por Guappo Sauerbeck

img_2255

Não temos o costume de buscar informações a respeito dos acontecimentos políticos de países da América Latina, embora a visão de nosso entorno possa ser sempre interessante para uma compreensão mais apurada de nossa própria história.

O filme” Los colores de la montaña” (2010) – primeiro longa do diretor Carlos César Arbelaez – nos dá um panorama da relação de forças políticas no microcosmo de uma comunidade vivendo nas montanhas de uma região da Colômbia.

A guerra civil no país já existe desde os anos sessenta. Uma guerra entre paramilitares fiéis aos EUA, e a resposta da guerrilha organizada entre FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)  e o ELN (Exército de Libertação Nacional).

Cada governo que assume o poder adota uma relação particular com essa disputa, e o narcotráfico ainda amplifica mais esse conflito. A solução não é nada simples, e recentemente foi feito um plebiscito para tentar amenizar a situação. Numa votação que teve baixos números de eleitores, foi por fim negada a proposta do governo para a resolução da questão.

Crianças jogando futebol enquanto seus pais são aliciados pelas guerrilhas e ameaçados pelos paramilitares mostram a atual situação no interior da Colômbia. Certamente as condições para uma paz generalizada precisam atender a mais demandas, principalmente da população que vem sofrendo com esse conflito.

O atual governo brasileiro tem anunciado medidas – como a MP (medida provisória na educação, que altera diversos aspectos do ensino médio) – de maneira arbitrária, sem qualquer forma de consulta popular ou das instituições envolvidas. Fatos como o plebiscito colombiano, assim como as complexas relações sociais retratadas no filme de Arbelaez evidenciam como propostas políticas precisam amadurecer e ser bem discutidas pela sociedade antes de serem de fato  postas em prática.

Uma nova proposta do governo será votada muito em breve na Colômbia. Esperemos novos acontecimentos.

Link para IMDB:

www.imdb.com/title/tt1715853/?ref_=nm_knf_t1

Link para filme com legenda em inglês:
www.youtube.com/watch?v=sN8zhW4GgjE

(imagem: pôster oficial)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *